Perguntas Frequentes

RNCard Estudante

1. Qual a documentação necessária para solicitar o meu cartão RNCARD ESTUDANTE?

Para obter o RNCARD ESTUDANTE, o estudante deve se dirigir ao Posto de Atendimento RN CARD da Rodoviária Nova, São Gonçalo do Amarante ou Shopping de Parnamirim (Veja o endereço na página LOCALIZAÇÃO), portando a seguinte documentação:

  • Carteira de Identificação Nacional do Estudante (original e cópia);
  • RG e CPF do estudante (originais);
  • Declaração ou Comprovante de Matrícula da Instituição de ensino atualizada (válida em até 30 dias após sua emissão).

No caso de estudantes universitários, a declaração ou comprovante de matrícula deve ser do semestre em vigor, devidamente carimbada e assinada, ou conter código de autenticação para aquelas emitidas através de portais virtuais.

Para os cursos de nível médio técnico a declaração deve constar nome específico do curso, além da data de início e término do curso.

Caso todos os documentos estejam de acordo com as exigências, o RNCARD ESTUDANTE é emitido e entregue na hora.

2. Como emitir a 2ª via do meu RNCARD ESTUDANTE?

Procure qualquer um dos postos de Atendimento da RN Card que emite o RNCARD ESTUDANTE com a 1ª via do cartão e a Carteira de Identificação Nacional do Estudante em vigor. Caso seu cartão tenha sido perdido ou roubado é necessário levar um B.O (Boletim de Ocorrência). É preferível que nesses últimos casos o bloqueio seja feito imediatamente para evitar uso indevido do cartão.

Em todos os casos será cobrada uma taxa de R$ 12,00 pela 2º via do cartão.

Se o cartão 1ª via estiver vencido será cobrado uma nova declaração atualizada comprovando a regularidade do estudante.

3. Cursos livres de Idiomas ou de capacitação profissional dão direito ao cartão RNCARD ESTUDANTE?

Não. De acordo com o decreto Nº 16.557, de 13 de dezembro de 2002 o benefício só é garantido para estudantes matriculados no ensino regular (infantil, fundamental e médio), cursos técnicos ou Pré-Enem.

4. Caso haja mudança de curso ou instituição preciso atualizar meu cartão novamente?

Sim. É responsabilidade do estudante manter seus dados sempre atualizados. Para isso é necessário apenas do seu cartão RNCARD ESTUDANTE, Carteira de Identificação Nacional do Estudante vigente e declaração da instituição de ensino atualizada.

5. Qual o limite de crédito que posso armazenar em meu cartão RNCARD ESTUDANTE?

O limite é de, no máximo, R$ 500,00.

6. Outra pessoa pode usar meu cartão RNCARD ESTUDANTE?

Não. Seu uso é pessoal e intransferível. Caso seja identificado o uso indevido, o cartão será bloqueado e a denúncia será encaminhada aos órgãos competentes para as devidas providências.

7. É preciso revalidar/recadastrar o meu RNCard Estudante?

Em Março e Setembro ou quando houver mudança nos dados escolares e de instituição de ensino.

8. O cartão RNCARD ESTUDANTE faz integração?

Sim. Verifique as regras e tabela de integração na página SERVIÇOS.

9. O cartão RNCARD ESTUDANTE pode ficar com saldo negativo?

Sim. O sistema completa até 1 passagem negativa. A compensação deste valor será feita na próxima recarga.

RNCard Passe Fácil

1. Quem pode ter um RNCARD PASSE FÁCIL?

Qualquer pessoa física que queira garantir os benefícios que só o cartão eletrônico RNCARD pode oferecer e que não possua em nosso sistema nenhum cartão associado ao seu CPF.

2. Quais os benefícios do RNCARD PASSE FÁCIL?

Sistema de integração, maior comodidade e agilidade no embarque, recarregável, maior segurança, pois os créditos podem ser resgatados no caso de perda ou roubo, sem limite de uso diário.

3. O cartão RNCARD PASSE FÁCIL tem algum custo?

Sim. Apenas R$ 5,00, cobrado na hora que você adquire o seu cartão.

4. Onde posso comprar o RNCARD PASSE FÁCIL?

Em um de nossos postos de Atendimento ou em locais credenciados. (veja os endereços na Página Localização)

5. O valor pago pelo cartão RNCARD PASSE FÁCIL é convertido em créditos?

Não. A recarga do cartão é feita separadamente.

6. Qual o valor mínimo e máximo que posso recarregar meu RNCARD PASSE FÁCIL?

De R$ 1,00 a R$ 500,00, desde que o saldo do cartão não ultrapasse os R$ 500,00.

7. Posso usar meu RNCARD PASSE FÁCIL mais de uma vez na mesma viagem?

Sim. O RNCARD PASSE FÁCIL não é regido por nenhum benefício legal, por isso seu uso é livre.

8. O saldo do cartão RNCARD PASSE FÁCIL pode ser devolvido em dinheiro?

Não. O sistema não permite este procedimento. O saldo só pode ser transferido para 2ª via do cartão.

9. O cartão RNCARD PASSE FÁCIL pode ficar com saldo negativo?

Sim. O sistema completa até 1 passagem negativa. A compensação deste valor será feita na próxima recarga.

RNCard Vale Transporte.

1. Quem deve solicitar o cartão RNCARD VALE TRANSPORTE? A empresa ou o funcionário?

A empresa, pois se trata de um cartão pessoa jurídica destinado aos funcionários para seu deslocamento residência-trabalho e vice-versa.

2. Qual o 1º passo que a empresa deve adotar?

A empresa deve enviar para o e-mail atendimento@rncard.com.br com cartão de CNPJ, nome e departamento da pessoa que ficará responsável. Após receber um e-mail eletrônico com LOGIN e SENHA deve encaminhar um funcionário munido de uma autorização da empresa devidamente assinada e carimbada para compra dos cartões 1º via.

3. O cartão RNCARD VALE TRANSPORTE é da empresa ou do funcionário?

O RNCARD VALE TRANSPORTE é da empresa e fica associado ao CNPJ da mesma, sendo o funcionário apenas o beneficiário com a responsabilidade pela a conservação e utilização do cartão.

4. Onde solicito a recarga do RNCARD VALE TRANSPORTE?

A solicitação é feita apenas pela internet, porém este procedimento só pode ser realizado pelo funcionário da empresa responsável pelo processo, que tenha recebido LOGIN e SENHA de acesso.

5. Qual o prazo para os créditos estarem no cartão RNCARD VALE TRANSPORTE?

A partir do pagamento do boleto a RN CARD tem até 72 horas úteis para transferir o valor do sistema para o cartão RNCARD VALE TRANSPORTE.

6. Como o funcionário receberá os créditos?

Assim que o valor estiver disponível, basta apenas ele apresentar seu cartão no validador que a transferência será realizada.

7. O que é Validador?

Validadores são equipamentos que fazem a leitura das informações contidas nos cartões, por aproximação. Eles verificam se existe saldo suficiente, descontam o valor da tarifa e liberam automaticamente a catraca.

8. Existe um prazo de validade a partir da liberação do pedido para que o funcionário receba os créditos no ônibus?

Sim. A partir da liberação no sistema o funcionário tem até 30 dias corridos para utilizar seu cartão e receber o valor solicitado. Caso isso não aconteça o crédito ficará expirado.

9. Como faço para receber um crédito expirado?

Dirija-se com o cartão RNCARD VALE TRANSPORTE e autorização da empresa para o posto de Atendimento RN Card da Rodoviária Nova ou Parnamirim Shopping. O crédito será compensado na hora.

10. Os créditos do cartão RNCARD VALE TRANSPORTE pode ser transferido para um cartão pessoa física?

Não. Os créditos pertencem à empresa. Por isso, só pode ser transferido para outro cartão RNCARD VALE TRANSPORTE que esteja associado ao mesmo CNPJ.

11. O cartão RNCARD VALE TRANSPORTE pode ficar com saldo negativo?

Sim. O sistema completa até 1 passagem negativa. A compensação deste valor será feita na próxima recarga.

RNCard Sênior

1. Quem pode ter o RNCARD SÊNIOR?

Idosos acima de 65 anos.

2. É preciso colocar créditos neste tipo de cartão?

Não. Trata-se de um cartão que garante gratuidade para os transportes das empresas parceiras da RN CARD, sendo elas a Trampolim da Vitória, Empresa Litorânea, Astomp, Empresa Campos, ASTORN e Parnamirim Field.

3. Há limite de uso diário para esse tipo de cartão?

Não. O idoso pode usar quantas vezes for preciso durante o dia, no entanto, por viagem só pode ser usado uma única vez.

4. Qual o posto de atendimento que posso retirar o cartão RNCARD SÊNIOR?

RN CARD Rodoviária Nova de Natal, São Gonçalo do Amarante e Shopping de Parnamirim. Mais informações, acesse a página SERVIÇOS, CARTÕES RN CARD e veja qual a documentação exigida.

5. É preciso recadastrar o cartão RNCARD SÊNIOR?

Sim. Anualmente, a contar da data de emissão do cartão.

6. Outra pessoa pode recadastrar o RNCARD SÊNIOR?

Não. Apenas o próprio idoso.

7. O idoso pode transferir o RNCARD SÊNIOR para outra pessoa usar?

Não. Seu uso é pessoal e intransferível. Caso seja usado de forma indevida o cartão será cancelado.

RNCard Especial

1. Quem pode fazer o cartão RNCARD ESPECIAL?

Portadores de HIV, respeitando a Lei nº 7.803, de 17 de janeiro de 2000.

2. Existe alguma outra condição que garanta esse benefício?

Não. Para o transporte intermunicipal de passageiros do estado do RN, apenas essa é garantida por lei.

3. É preciso revalidar o cartão RNCARD ESPECIAL?

Sim. Anualmente, a contar da data de emissão do cartão.

4. Pode ser feito a revalidação do cartão por outra pessoa?

Não. Apenas pelo próprio cliente.

5. Qual o posto de Atendimento que posso retirar o cartão RNCARD ESPECIAL?

RN CARD Rodoviária Nova de Natal e São Gonçalo do Amarante. Mais informações, acesse a página SERVIÇOS, CARTÕES RNCARD e veja qual a documentação exigida.